Quem nunca ouviu falar do Rock in Rio? Com certeza seus amigos roqueiros já presenciaram pelo menos uma edição desse grande festival! Definitivamente este é o maior festival de música do Brasil e o que mais empolgou pessoas do mundo inteiro nesses últimos 26 anos de história.

Sua primeira edição, em 1985, aconteceu no Rio de Janeiro em Jacarepaguá para um público de mais de 1 milhão de pessoas. O evento abriu portas para a vinda de muitos artistas estrangeiros no Brasil, logo após o período de repressão da ditadura. Uma das atrações mais marcantes deste ano foi o Queen, em uma apresentação memorável do hit “Love of my life”.

Além deles, também se apresentaram outras bandas internacionais de grande sucesso, como Ozzy Osbourne, Scorpions, Iron Maiden e AC/DC. Entre as bandas nacionais, a grande revelação foi o Paralamas do Sucesso, que foi chamado de última hora para tocar no festival e acabou arrasando e conquistando a admiração do público.

A partir daí o Rock in Rio ganhou fama e diversas edições que incluem os países de Portugal e Espanha (foram seis edições fora do país – quatro em Portugal e duas na Espanha) rendendo um hiato de 10 anos aqui no Brasil. Muitos reclamaram, sentiram saudades e pediram o festival de volta às suas raízes, afinal, está no nome, né?

Até que no ano passado foi anunciado o retorno do evento, com uma estrutura muito maior e moderna que inclui dois palcos, uma tenda eletrônica, tirolesa, roda gigante, free fall (um brinquedo de parque de diversões que dá a impressão de se jogar do alto de um prédio) e até uma rock street, uma rua cenográfica, inspirada em Nova Orleans (EUA) onde algumas bandas de street jazz irão se apresentar em meio a bares e restaurantes.

A alta expectativa do público brasileiro com o retorno de seu maior evento musical foi grande, e os milhares de ingressos colocados a venda em maio acabaram rapidamente. A procura até animou o criador do festival, Roberto Medina, a realizar um Rock in Rio a cada dois anos aqui no Brasil.

A 4ª edição do festival no Brasil acontece em dois finais de semana. Nos dias 23, 24, e 25 de setembro e nos dias 29 e 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, lá na Cidade do Rock na Barra da Tijuca. O line-up já está todo montado, os ingressos esgotados e o que não falta é expectativa pra ver como esse festival vai ser.

Ôooooh ôooooh ôooooh Rock in Rio!